quarta-feira, 23 de abril de 2014

A ONDE ESTÁ O ERRO? - por Thiago Pontes Lira

Esta deve ser umas das ou podemos dizer até a principal pergunta que praticamente todos os cidadãos (ãs) chapadinhenses devem está se questionando com o aumento da violência no município. Pois bem, quem nunca escutou os moradores mais velhos da cidade parentes ou até vizinhos comentarem: “chapadinha mudou não era assim” sim chapadinha mudou cresceu demograficamente e sem planejamento. O que não mudou foram os lideres da politica e suas atuações desastrosas no comando do município e principalmente com o erário público, prova disso é que alguns ex-prefeitos do município foram acionados pelo MPMA por irregularidades em prestação de contas. Culpar só o atual governo municipal é fácil e que se diga de passagem tem uma administração recente no município. Eu sei que alguns leitores já devem ter se questionado “a esse é mais um puxa saco do atual governo, blá, blá, blá, blá”. Não meu amigo (a), eu não quero aqui tirar a parcela de responsabilidade do atual governo sobre a atual situação, só quero aqui fazer com que todos reflitam e se perguntem e a parcela de culpa que todos os outros governantes anteriores têm sobre a atual situação de violência que aqui acontece? E a minha parcela de culpa como eleitor quando vou escolher os administradores do município (prefeitos e vereadores)? Como dizem por ai, aponta o dedo é fácil! 

A violência é um problema sério e infelizmente tem refletido de forma tão natural na sociedade brasileira, e nem me fale na sociedade maranhense haja vista os casos de barbaridade que tem sido noticiado nos principais telejornais do Brasil. Levantamentos internacionais feitos por instituições de renome como a ONU apontam que o Brasil tem 16 cidades entre as 50 mais violentas do mundo. A capital do estado de Alagoas Maceió lidera o ranking e a capital do Maranhão São Luís está ocupando a sexta posição. E não para por ai a coincidência entre essas duas grandes cidades, o que essas duas ainda apresentam em comum é que estas são as capitais dos dois estados com os piores indicadores sócias no Brasil, liderança essa vergonhosa e dolorosa.

Chapadinha e outros municípios maranhenses que também tem observado o aumento da violência são figurinhas marcadas há anos entre os municípios brasileiros que apresentam os piores indicadores de desenvolvimento humano municipal do Brasil o IDH-M. Para quem não sabe o que é o índice de desenvolvimento humano municipal que tem como sigla IDH-M é um índice similar ao IDH, no caso do IDH-M este mede o desenvolvimento humano em uma unidade geográfica. O IDH-M utiliza como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matricula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita) indicadores fundamentais para o desenvolvimento de um país, estado e município. O município de Chapadinha no ano de 1991 apresentou um IDH-M com valor de 0,328 situado em uma faixa de desenvolvimento humana muito baixa. Com o passar dos anos este valor de IDH-M até aumentou e em 2010 foi registrado um valor de 0,604, passando a ser considerada uma faixa de desenvolvimento humano médio e ocupando a posição 4055° entre 5565° municípios avaliados no Brasil, ficando atrás até de outros municípios maranhenses (dados do atlas desenvolvimento humanos do Brasil, 2013 http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/ranking). Mas mesmo assim com esse aumento a muito que ainda se melhora no município a desigualdade ainda é grande, pessoas vivem em extrema pobreza e existe uma juventude abandonada e com isso estão abandonando seus sonhos e ideais. 

Essa violência que acontece em chapadinha não é uma mera coincidência ou culpa de um governo A ou B como queiram nomear. E sim reflexo da falta de politica publica que não acontece há anos no município, erros esses que são cometidos pelas autoridades responsáveis e competentes pela administração do município e do estado.

 Thiago Pontes Lira
Agrônomo pela CCAA /UFMA e mestrando pela UFRPE/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...