segunda-feira, 4 de novembro de 2013

VOTE NO ANIVERSARIANTE

Aniversários remetem a uma tradição de comemorar a volta que a terra deu ao redor do sol no dia do seu nascimento. É algo que tem uma regularidade. Que tem uma constância. Que tem uma rotina. As pessoas também possuem uma certa rotina para comemorar seu aniversário. Algumas festejam com amigos. Algumas, vão à igreja. Outras simplesmente não comemoram e por aí vai...

O que faz alguém quebrar essa tradição? Que evento desencadeia essa mudança? O presidente da Câmara Municipal, Nonato Baleco, resolveu comemorar o aniversário deste ano em praça pública com duas bandas. Por que, já que isso nunca havia acontecido anteriormente? Já que ele nunca havia gasto nenhuma moeda sequer para festejar com o povo seus aniversários passados?

Ah, mas ele hoje é um homem público, dirão. Além disso, ele comemora seu aniversário como quiser. Não é bem assim, mas vamos analisar mais aprofundadamente o caso: lembro de uma entrevista na rádio em que Nonato Baleco se vangloriava de sua biografia, que tinha sido assessor de fulano, secretário de governo de cicrano e por aí vai... Ou seja, ele sempre viveu às custas de política e nunca havia comemorado seu aniversário publicamente. Por que justo agora?

O que salta aos olhos, é que depois de se tornar vereador e presidente da Câmara (em grande parte, graças ao capital político e financeiro da família do patriarca Pontes de Aguiar), Nonato Baleco envaideceu-se e tomou para si um prestígio que nunca lhe pertenceu, divulgando sua pré-candidatura ao cargo de Deputado Estadual, traindo Levi Pontes e a família que o elegeu.

Opa, mais um ponto a ser questionado: aniversário de um vereador que é pré-candidato a Deputado Estadual? Um aniversário amplamente divulgado pela rádio Mirante e por alguns blogueiros, que, são pagos por uma empresa (Sofia Comunicações) que possui vínculo com a Câmara Municipal. (Aliás, não possui vínculo com a Câmara como instituição, mas somente com Baleco e seus comparsas, pois serve apenas para financiar aliados que criticam a prefeitura e enaltecem o presidente)

E a foto do aniversariante no cartaz? Ninguém percebeu que é a mesma foto da campanha de vereador? Que esse artifício é amplamente utilizado por empresas de marketing para fixar a imagem do candidato na cabeça do eleitor? Se formos ligar os pontos, essa festa nunca foi nada mais que uma promoção política e campanha antecipada do presidente da Câmara, Nonato Baleco.

Mas abuso de poder econômico e propaganda política antecipada não é ilegal? Claro que sim. Baleco apenas se esconde atrás de uma mídia que é controlada por ele para justificar o que nunca aconteceu antes, tentando crescer no cenário político e caminhar com as próprias pernas curtas, já que se for atrás dos poucos 600 votos que obteve, teria que perguntar para Dr. Levi Pontes e Antônio Pontes de Aguiar.

Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...