quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PAGAMENTO MUNICIPAL: Verdades e Mentiras

Onde está o dinheiro? Tenho conversado com muitos amigos que são empresários, comerciantes, profissionais liberais e parece ser uma queixa comum entre eles, a falta de dinheiro no município. Queixam-se que o comércio "esfriou".

Vamos analisar de uma maneira equilibrada, diferente do que fez um vereador que transformou suas empresas em pó e colocou a culpa na prefeita... Na realidade não existe uma “quebradeira” no município. Excluindo as empresas do vereador, que gastou o que não tinha para se eleger, não soube de nenhuma outra que tenha fechado as portas. Mesmo assim há um descontentamento geral no comércio.

Diminuiu o dinheiro que circula na cidade? Não. Como em toda troca de governo, o dinheiro apenas trocou de mãos. Os contratados de um grupo político deram lugar ao de outro grupo político. Normal. No somatório geral, o volume de dinheiro que circula em Chapadinha continua o mesmo. Então, o que está acontecendo?

O que distorce do governo anterior é a mudança na data de pagamento, que passou do dia 20 para o dia 30. Isso seria ilegal ou considerado atraso nos vencimentos, como alegado pela oposição? Também não. O governo pode pagar o funcionalismo até o quinto dia útil subseqüente sem estar infringindo nenhuma norma da administração pública.

Acontece que durante a administração anterior, existiam duas grandes entradas de dinheiro em Chapadinha. Dia 5, com o pagamento dos funcionários do Estado e dia 20, com o pagamento dos funcionários do município. Ou seja, havia um aporte de recursos quinzenalmente, que garantia um fluxo mais constante de dinheiro na cidade. Com a mudança na data, os recursos ficaram concentrados em apenas uma semana, tornando esse fluxo irregular.

Na economia atual, a maioria dos assalariados gasta o que recebe em menos de 15 dias. Paga as contas contraídas no mês anterior, faz a feira e depois administra suas economias contando com o próximo salário. Depois dos pagamentos do município e Estado, o comércio vive um período de euforia e na metade seguinte do mês, um período de desânimo.

Apesar de não ser ilegal a mudança na data do pagamento do funcionalismo, o certo é que essa medida de alguma forma afetou o comércio. Além disso, a permanência do pagamento no dia 20 foi compromisso de campanha da prefeita Belezinha. Nesse ponto ela deve uma explicação melhor. Explicar o motivo de não conseguir fazer o que Magno Bacelar e Danúbia Carneiro fizeram por 12 anos.

Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...