quarta-feira, 29 de maio de 2013

PERFIL VERDADEIRO DE PESSOAS FALSAS

Perfil fake. Mais uma palavra em inglês que acaba entrando no nosso cotidiano. Muito comum para quem se utiliza da rede social facebook. Significa perfil falso. Mas o que faz alguém criar um perfil desta natureza? Qual sua utilidade? 


Existem aqueles que criam tais perfis para postar fotos de pessoas que se descuidaram com o celular ou confiaram na pessoa errada. Fotos eróticas. Os criadores destes perfis são pessoas mesquinhas que tem como motivação, a vingança ou o prazer macabro de trazer sofrimento e constrangimento a outra pessoa. 

Durante a campanha eleitoral, esses perfis foram amplamente utilizados de ambos os lados, mas tendo sua grande maioria entre os governistas da época – apoiadores de Magno e Danúbia. Muitos até por vergonha de defendê-los de peito aberto. Alguns foram utilizados por vereadores, blogueiros e afins. 

Atualmente tais perfis se proliferam no facebook, desta vez para dar volume ao coro dos oposicionistas. Existem fóruns (salas de discussões) em que os comentários são feitos primordialmente por essas falsas pessoas. O objetivo é fazer pensar que a oposição é muito mais volumosa do que realmente se apresenta. 

Mas que tipo de pessoa se utiliza desses perfis falsos? São covardes que se aproveitam dessa cortina de fumaça para falar o que pessoalmente não teriam coragem. Para denegrir e caluniar e escapar de um processo legal. São pessoas de ética rasteira e de educação limitada. Não digo educação formal, pois alguns até a tem, digo educação moral. São criminosos digitais.

Se observarmos com bastante atenção, o perfil falso é a faceta mais verdadeira dessas pessoas. Caluniadores. Mentirosos. Oportunistas... A verdadeira farsa se dá quando essas pessoas se apresentam publicamente. Clamam retidão, verdade e honestidade. 

Alguns perfis falsos ainda mantenho na minha página do facebook. Acabo conhecendo mais sobre seus donos que com seus perfis verdadeiros. Eles me dão uma noção de toda degeneração humana, de toda a miséria moral dessas pessoas. Nesse ponto de vista, o perfil falso acaba sendo mais verdadeiro que o original.

Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...