sexta-feira, 22 de março de 2013

OS TIGRES DE CHAPADINHA


Por volta de 1820, a família real residia no Rio de Janeiro. A cidade era suja e infestada de ratos e urubus. Assim como outras cidades brasileiras, não havia qualquer serviço de saneamento básico e a construção de fossas sanitárias era proibida pela pequena profundidade do lençol freático.

As fezes e urinas eram, então, guardadas em barris. A remoção dos barris cheios se fazia geralmente à noite, por escravos que cruzavam a cidade para despejar os dejetos no mar ou terrenos baldios. Parte do conteúdo dos barris, repleto de uréia e amônia, escorria pela pele dos negros e, depois de algum tempo, formava listras sinuosas brancas em seus corpos. Daí, eles foram apelidados de "tigres".

O que isso tem a ver com Chapadinha? Guardadas as devidas proporções, a semelhança com essa época e o governo de Danúbia e Magno é notável.

A imundice em Chapadinha, assim como em 1820, também era assustadora. Ratos e urubus ocupavam a prefeitura. O governo produzia na administração dejetos em uma quantidade vultuosa, e estes deveriam ser escondidos na calada da noite para que o odor não chamasse a atenção dos moradores.

O trabalho de remover esses dejetos e despejá-los em um local distante, em Chapadinha, ficava a cargo da imprensa servil municipal. (Blogs, rádios e TVs que, artificialmente, perfumam a podridão local.) Durante esse trabalho, esses dejetos também escorriam sobre cada um dos aduladores de plantão, marcando-os de maneira determinante. Essas marcas são permanentes e irreparáveis, e nem a creolina do futuro poderá removê-las. São os "tigres de Chapadinha".

A diferença é que os "tigres" do Rio de Janeiro de 1820 merecem nossa compaixão, por serem submetidos a tal degradação pela força. Já os "tigres de Chapadinha" só merecem nosso desprezo, pois sua degradação é auto-induzida. 

Atualmente, com o funeral simbólico dos antigos senhores, os "tigres" da cidade não conseguiram se habituar com a liberdade e já foram atrás de um novo senhor para seguir. Nasceram para a servidão. A diferença é que atualmente se portam como verdadeiros coitadinhos, e esqueceram que durante sua servidão cega, ajudaram seus senhores a prejudicar toda cidade.

Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...