quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Quando Cultura Não Se Resume Apenas A Festas - por Fred Ruan

Na intenção de escrever alguma coisa que fosse útil para cada um de nós, resolvi abordar um tema um pouco complexo detalhando a minha opinião sobre o assunto, PORÉM jamais eu quero que seja uma verdade absoluta .Vamos lá!

Estamos em fevereiro, época do carnaval, dias de festas e mais festas e é nesse período também que ouvimos falar muito em Cultura.

Mas na verdade, o que é cultura?

Cultura significa: cultivar instrução (colere cultus).

(Lembrando que na antropologia (antro=homem,logia=estudo) esse termo é descartado, pois nenhuma cultura se sobrepõe sobre outra)

(Portanto,Vamos falar sobre cultura da forma que nós vemos cultura aqui no MA. Blz?!!!)

Sempre achei que o termo cultura era muito mal colocado em nosso estado e consequentemente em nossa cidade.

Cultura aqui está completamente relacionada a eventos promovidos por administrações públicas (basicamente Carnaval, São João e Natal).

Eu tive a certeza disso semana passada quando procurei nos 4 cantos de Santa Inês um livro que se chama “O povo brasileiro” escrito pelo antropólogo Darcy Ribeiro e na mesma medida que buscava encontrar tal livro encontrava aos montes revistas do tipo Ti Ti Ti, Caras e outras que contavam o resumo semanal do BBB13.

Após visitar 4 estabelecimentos,sem sucesso, parei e notei o quanto nossa sociedade está decaindo quando tratamos de música, eventos, leituras que levam uma instrução ao cidadão..

Não encontrei o que queria, acabei desistindo e comprando pela internet, mas acredito que aos poucos podemos mudar isso, somos uma geração inteligente… Sim?? (!!).

Quando falo em um ser humano culto (culturalmente instruído e não alguém melhor que outro)não me refiro a alguém bem vestido que fale 5 idiomas e só escute Chico Buarque, Caetano Veloso ou leia livros somente sobre filósofos famosos..

Nem quero destacar que uma pessoa assim seja melhor que outra que não tem instrução, isso seria um ato prepotente. NÃO, um ser humano assim seria chato demais, tão chato quanto um DVD do Cristiano Araújo.

Ninguém foi feito para viver dentro de padrões impostos pela sociedade. Apenas me refiro a pessoas que deveriam saber diferenciar as coisas, que deveriam ser atentas ao que é bom para ler, ver ou escutar. Isso resultaria em um bem gigantesco a si mesmo. Quando falo do mau uso do termo CULTURA eu me refiro ao lixo que a mídia empurra na sociedade, me refiro também a governos que há décadas e décadas confundem CULTURA com somente FAZER FESTA. Está errado! E os nossos governantes tem uma grande parcela de culpa … Pois deveriam ser eles os agentes de uma base melhor para que fosse evitado tantas coisas inúteis em nossa sociedade, através de uma cultura onde o cidadão aprenda algo. Mesmo.

Se os órgãos que promovem a cultura não promoverem a intelectualidade e o aprendizado do ser humano algo estará errado!

Se uma administração (municipal,estadual ou federal) estiver disposta a promover uma cultura de instrução certamente deverá investir no incentivo a leitura, na construção de um teatro, na conscientização da tolerância e tentar ao menos combater a alienação que, de forma assombrosa, avança e segue sem previsão de ser contida.

Santa Inês é grandiosamente carente de algo que instrua sua população. Desde que foi emancipada ainda não existiu um gestor que atente para a necessidade de construir e acima de tudo MANTER um Teatro Municipal ( Seba até que construiu mas depois não houve manutenção ai Cabral preferiu derrubar…), de incentivar bons eventos e de fato fazer bom uso desse nome CULTURA.Não será um carnaval apelidado de evento cultural que vai melhorar a cabeça de um jovem. Não será uma festa junina, apelidada de evento cultural, que vai resgatar o folclore maranhense. Não serão eventos vazios no Natal, muito bem enfeitados nas Laranjeiras, que mudarão a cabeça da nossa sociedade.

Como teremos uma cidade de povo instruído se não temos um teatro, livrarias (livraria é diferente de revistaria), bibliotecas com acervos de qualidade?. É essa a questão X . Essa é a raiz do problema. Como chegaremos a um patamar favorável se não temos o domínio da nossa própria história conquistado através da leitura?

O primeiro passo para sairmos da estaca zero será no dia que o poder público perceber que cultura vai além do que estávamos acostumados a ver. Cultura não é festa. Cultura é promover a instrução do cidadão através de sua própria história e de suas próprias origens.

Cultura ao meu ver é ter como matriz a educação. Eu penso assim!

Só teremos de fato uma sociedade mais conscientizada quando governo e população atentarem para a importância da valorização da cultura dentro da realidade de cada lugar, de cada bairro e de cada comunidade: seja ela urbana, indígena ou quilombola.

Isso pra mim seria o primeiro passo para uma sociedade mais condicionada a dizer não a tanto lixo que chega em nossas casas através da música, da televisão e que acabam deteriorando mentes brilhantes que só precisam de um incentivo para serem úteis a nossa sociedade.

Temos bons nomes, boas músicas e pessoas dispostas a mudar isso.

Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente

A gente muda o mundo na mudança da mente

E quando a mente muda a gente anda pra frente” Gabriel O Pensador

Fred Ruan
Acadêmico de Antropologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...