quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CHAPADINHA MAIS ALEGRE


"Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios." Martin Luther King

A vida é curta e muita coisa não deve ser levada a sério. Meu oponente não quis polemizar. Que fazer, então? Falar de algo que tira o sorriso do meu rosto: A odontologia pública de Chapadinha.


Fui convidado para coordenar a odontologia do município a pedido da prefeita e do secretário de saúde. Fiquei chocado com o que me deparei. Nenhum dos postos tinha condições adequadas de trabalho.

Não vou me ater a termos técnicos, mas o que vi foi um verdadeiro descaso com bens públicos. Consultórios desmontados. Compressores quebrados. Falta de equipamentos, instrumental e material de consumo. Além disso, há fortes indícios de furto desse patrimônio municipal.

Quem paga por tudo isso? Todos, especialmente os que não podem pagar um dentista particular. Como achar motivos para sorrir?

Tudo isso está documentado e será entregue à prefeita Belezinha. Mas... Nem tudo é dor, vamos agora aos motivos para sorrir: Os postos começam a ser reaparelhados e foi adquirido um excelente material para ser utilizado na população – O anterior era de qualidade inferior.

Além disso, está em vias de implantação, um consultório de urgência odontológica que será localizado no HAPA. Como funcionará? Funcionará com plantões noturnos nos dias de semana e integral nos finais de semana.

Com isso, planejamos minimizar o sofrimento dos cidadãos que tiverem o infortúnio de ter uma dor de dente à noite e finais de semana, quando é improvável ter um consultório aberto.

Com esse levantamento preliminar, agradeço a confiança dos gestores ao me ofertar tal cargo. Declino do convite por motivos pessoais e coloco o cargo à disposição da prefeita. Conte comigo e com os demais dentistas do município para trabalhar em prol da população.

O sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa. Trabalharemos para que a cidade sorria mais neste governo e esqueça as dores do passado.

Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)

Um comentário:

  1. Cara, há muito não via o Ernani, acredito que desde sua saída de Itapecuru. Como eu morava fora também e só frequentava a cidade em período de férias, o contato ficou difícil. Na verdade meu contato maior sempre foi com o irmão, Thompsom (acredito que assim seja escrito, rsrsrs). Até a adolescência estive aos cuidados médicos do seu pai, Dr. Curtius, que recentemente redescobri através do facebook em foto postada por alguém que agora não lembro. Fiquei tentado a ir até Chapadinha apenas para agradecer ao meu "homedoctor" (e naquela época já havia isso em Itapecuru) os cuidados. Hoje, também através do facebook, descubro que Ernani segue os passos do pai na política, leio elogios empolgantes sobre seu bolg e resolvo conferir. Parabéns! Pela educação que teve, pelo senso crítico adiquirido nos anos de convivência com bons amigos, pela própria convivência familiar, não poderia ser diferente. Como jornalista reconheço que você tem a capacidade alheia à grande maioria dos que usam da pena (ainda que de forma digital) para eternizar as impressões do cotidiano, isto são reflexos do hábito da leitura. Crônica, assim chamamos a ação de "extrair" (e de extração você entende! hehehehe) do trivial, do corriqueiro, do comum, algo interessante que passa despercebido da comunidade. E se agregaemos a ela opinião, humor e linguagem cotidiana alcançamos a Crônica no sentido pleno de seu significado grego do "contar o dia-a-dia". Em outras palavras, amigo, você está fazendo literatura e esta não se pode apartar da política social. Aquela em que o coletivo é infintamente mais importante que o individual. Saudações Cordiais.

    Itapecuru Notícias
    Alberto Júnior
    Dir. de Jornalismo

    P.S. Estamos cogitando um encontro com a Turma do Gut Gut, lembra dessa? Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...